MORADIA EM OEIRAS- BARCARENA
Execução de Projeto de Arquitetura e de Engenharias.
Moradia Unifamiliar inserida em alvará de Loteamento
A planta desenvolve-se longitudinalmente, distribuída por três pisos (dois pisos mais cave), com uma cércea de 5.26m, sendo a sua fachada principal virada a Norte, lado pelo qual se processa o acesso pedonal e o acesso automóvel, as outras fachadas são cegas pelo lote estar entre dois lotes.
O programa funcional distribui-se da seguinte forma:
O piso “0”, à cota CS114.20 é destinado a hall, sala, cozinha, e instalação sanitária social, dando este piso acesso ao piso -1 (cave) à cota 117.00, uma zona de arrumos com acesso ao logradouro exterior. O piso “0” dá acesso também ao piso 1 à cota 117.00, uma zona mais recatada, composto por 4 quartos e duas casas de banho, sendo uma delas inserida num dos quartos (suite) e a outra completa, contendo todos os equipamentos (sanita, bidé, lavatório e duche), Esta situação foi acordada com as técnicas em reunião de forma a ter o Plano de Acessibilidades com o menor impacto.
Existe dois espaços exteriores um com acesso no piso 0 e outro com acesso na cave. Estes espaços exteriores criam uma continuidade funcional da habitação e um enquadramento com o embasamento.
O exterior com acesso ao piso 0, é ocupado por uma área de garagem e uma zona de lazer de modo a proporcionar desta forma um enquadramento pedonal de acesso á habitação. Este acontece na frente do lote é onde passa a rua de acesso, fazendo com que o muro exterior e a sua vedação criem, uma métrica particular em conjunto com os outros lotes com recurso a uma construção de telheiro associado à garagem criando desta forma dois lugares de estacionamento privado.
Os muros de extremas dão continuidade ao projeto de alvará, para que se consiga obter uma arquitetura de conjunto.