MORADIA EM SINTRA - VARGE MONDAR
Execução de Projeto de Arquitetura e de Engenharias.
Moradia Unifamiliar em Alvara de Loteamento com tipolia T3 + Escritorio.
As conceções espaciais da construção, encontra-se numa perspetiva arquitetónica de conjunto e assume-se em função da sua configuração e situação geográfica.
A distribuição funcional privilegiou a localização das áreas sociais nas zonas principais e tardoz das construções usufruindo da relação direta com o logradouro privado, neste contexto adotado cria-se uma composição arquitetónica com uma traça simples, tal como a arquitetura no seu envolvente.
A arquitectura adotada teve em conta o antigo projecto de arquitectura aprovado, de forma a dar continuidade á leitura de arquitectura existente na rua, tal como apresentado em fotografias da situação existente e em peças desenhadas.
Solução Proposta
A planta desenvolve-se longitudinalmente, distribuída por dois pisos, com uma cércea de 5.86m, sendo a sua fachada principal virada a Sudeste, lado pelo qual se processa o acesso pedonal e automóvel.
O programa funcional distribui-se da seguinte forma: O piso “0”, à cota CS131.05 é destinado a sala, instalação sanitária, escritório, cozinha aberta para a sala, fazendo com que a zona social não tenha qualquer tipo de quebra e garagem que obtem uma cota 130.62, de forma a ficar com uma inclinação suave para acesso automóvel.
O piso “1”, à cota 133.85 é destinado á zona de quartos, sendo composto por dois quartos, uma instalação sanitária completa e uma zona de suite, composto por closet e Instalação Sanitária.
Os muros de extremas que vedam a propriedade têm uma altura de 1,00m, estes muros são em alvenaria, o portão de acesso é de abrir, em ferro.